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Faturação Eletrónica


Faturação Eletrónica de Fornecedores

Alteração de prazo de implementação/COVID 19

 

No âmbito das medidas excecionais, temporárias e urgentes adotadas para fazer face à situação epidemiológica do novo Coronavírus - COVID 19, foi publicado o Decreto-Lei nº 14-A/2020, de 7 de abril, que alterou o prazo de implementação da faturação eletrónica nos contratos públicos, nos seguintes termos:

 

  • 1 de janeiro de 2021: obrigatoriedade para as grandes empresas;
  • 1 de julho de 2021: obrigatoriedade para as pequenas e médias empresas;
  • 1 de janeiro de 2022: obrigatoriedade para as microempresas e para as entidades públicas enquanto entidades cocontratantes.

 

Obrigatória a partir de 18/04/2020

O Decreto-Lei nº123/2018, de 28 de dezembro define o modelo de governação para a implementação da faturação eletrónica nos contratos públicos, assumida como processo de transformação digital, processual e funcional, assente na normalização, otimização e automatização processual do ciclo da despesa e do ciclo da receita que permitirá reduzir os prazos de pagamento, os custos de operação e de transação e garantir maior fiabilidade e transparência em todas as atividades do processo.

Este diploma prevê a adoção gradual da faturação eletrónica de modo a que os vários intervenientes, nomeadamente, as micro, pequenas e médias empresas, possam garantir a correta gestão da mudança relativamente a este processo.

Em conformidade com o disposto no Código dos Contratos Públicos, o Município de Tarouca está a modernizar o modelo de receção de faturas dos seus fornecedores, os quais devem aderir ao envio da fatura eletrónica até ao dia 18 de abril de 2020.

Assim, informamos que o Município de Tarouca irá receber as faturas dos seus fornecedores através de Intercâmbio Eletrónico de Dados, tendo selecionado a empresa YET - Your Electronic Transactions, Lda, para o fornecimento da solução de tratamento de faturas eletrónicas.

No sentido de facilitar a adesão dos fornecedores ao envio eletrónico das suas faturas, deverão contactar o Município de Tarouca ou a YET - Your Electronic Transactions, Lda, através de um dos seguintes mecanismos:

WEB: https://www.yetspace.com/pt/contactos

EMAIL: fatura.eletronica@cm-tarouca.pt

Telefone: +351 254 677 420 (Contabilidade)

A YET - Your Electronic Transactions, Lda, disponibilizará toda a informação técnica necessária para o envio de faturas eletrónicas e recomendará a melhor opção para cada uma das realidades de fornecimento, com a finalidade de implementação do Intercâmbio Eletrónico de Dados com o Município de Tarouca.

Mais informamos que nas faturas eletrónicas deverá ser feita alusão ao número de compromisso, sob pena de devolução.

Com a publicação do Decreto-Lei nº123/2018, de 28 de dezembro, a implementação da faturação eletrónica é assumida como processo de transformação digital, processual e funcional, assente na normalização, otimização e automatização processual do ciclo da despesa e do ciclo da receita que permitirá reduzir os prazos de pagamento, os custos de operação e de transação e garantir maior fiabilidade e transparência em todas as atividades do processo.

Para dar consequência a este desígnio nacional, foi estabelecida uma adoção gradual da faturação eletrónica de modo a que os vários intervenientes, nomeadamente, as micro, pequenas e médias empresas, possam garantir a correta gestão da mudança relativamente a este processo.

Em conformidade com o disposto no Código dos Contratos Públicos, o Município de Tarouca está empenhado em modernizar o modelo de receção de faturas dos seus fornecedores, devendo aderir ao envio da fatura por via eletrónica.

O Município de Tarouca pode receber as faturas eletrónicas dos seus fornecedores, da seguinte forma:

  • Intercâmbio Eletrónico de Dados (EDI), tendo selecionado a empresa YET - Your Electronic Transactions, Lda. para o fornecimento da solução de tratamento de faturas eletrónicas.

 

  • Por Email, sendo que as faturas eletrónicas devem ser enviadas para fatura.eletronica@cm-tarouca.pt e anexar o PDF da fatura (assinado digitalmente) e o XML CIUS-PT.

 

Para mais informações sobre a adesão à Faturação Eletrónica, consulte os seguintes links:

FAQ - Questões Frequentes Fatura Eletrónica

Guia do Modelo de Dados Semânticos dos Documentos de Faturação Eletrónica CIUS-PT

Guia de Intercâmbio Eletrónico de Dados (EDI)