INAUGURAÇÃO DO RESTAURO DO ÓRGÃO DO MOSTEIRO DE SÃO JOÃO DE TAROUCA

O órgão da igreja do Mosteiro de São João de Tarouca, único na Península Ibérica com 'maestro articulado', foi ontem inaugurado depois da sua recuperação, numa cerimónia presidida por Sua Reverendíssima D. António José da Rocha Couto, Bispo de Lamego.
“A preservação do nosso património é a garantia da nossa história e do respeito pela cultura e identidade de um povo e de um território. Esta era uma intervenção há muito desejada por todos e que hoje vemos finalmente concretizada. Dirijo por isso um especial agradecimento ao Sr. Padre José Ramos, que foi absolutamente incansável para que esta obra de arte esteja de novo operacional”, referiu na ocasião o Presidente da Câmara Municipal de Tarouca, Valdemar Pereira.
Com o apoio do Município de Tarouca, Direção Regional de Cultura do Norte, Junta de Freguesa de São João de Tarouca e das Fundações Osório & Gonçalves, Promobel, Cruzada Lógica, LDA e Fundação Millennium BCP, foi possível concretizar a muito ansiada recuperação do órgão, que representa um investimento total de cerca de 350 mil euros.
A intervenção contemplou a elaboração de uma caixa idêntica à primitiva, e restauração da dos dourados e mármores da caixa exterior.
O órgão de tubos da igreja do antigo convento de São João de Tarouca é proveniente da oficina de Francisco António Solha, datado de 1767, altura em que foi construído por ordem do frei Félix de Castelo Branco.