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Serviço de Atendimento e Acompanhamento Social (SAAS)

03 de Abril de 2023

O Município de Tarouca assume a partir de hoje o Serviço de Atendimento e Acompanhamento Social (SAAS), decorrente da transferência de competências no domínio da Ação Social – Segurança Social para os órgãos municipais.

O SAAS (Serviço de Atendimento e Acompanhamento Social) é um serviço de ação social de proximidade que visa informar, aconselhar e encaminhar famílias e pessoas individuais que se encontrem em situação de vulnerabilidade, exclusão ou emergência social.

Este serviço visa contribuir para uma proteção especial dos grupos mais vulneráveis através da disponibilização de informação e da mobilização dos recursos adequados a cada situação, tendo em vista a promoção da melhoria das condições de vida e bem-estar das populações.

Na Ação Social, entre outras competências, transfere-se para o município a responsabilidade pelo desenvolvimento de programas de promoção de conforto habitacional para pessoas idosas, pelo serviço de atendimento e de acompanhamento social, pela atribuição de prestações pecuniárias em situações de carência económica, pela celebração e acompanhamento dos contratos do rendimento social de inserção (RSI).

“O Município de Tarouca assume, com recursos próprios, o funcionamento do SAAS e RSI, sendo este último protocolado com a Santa Casa da Misericórdia de Tarouca o que garante uma transferência de competências que mantém a experiência das técnicas em funções”, afirmou na ocasião o Presidente da Câmara Municipal de Tarouca, Valdemar Pereira, em anuência com a Vereadora da Ação Social, Susana Gouveia, e do Sr. Provedor, Rui Raimundo.

Os serviços do SAAS e RSI de Tarouca funcionam de segunda a sexta-feira, na Praça do Mártir, n.º 22, das 09h00 às 13h00 e das 14h00 às 17h00.

Os atendimentos destes serviços estão abertos ao público, mediante agendamento, às terças e quintas, respetivamente, através do 254 781 116 e 932 200 568.