Passar para o Conteúdo Principal
siga-nos

Concerto Solidário Vítimas Sismos Turquia e Síria

20 de Março de 2023

Há em Tarouca uma massa humana que sabe que a vida é feita de reciprocidade, e que é o conjunto de todos os pequenos gestos que fazem a grande diferença no mundo. Foi o que aconteceu na tarde de ontem, 19 de março, no Auditório Municipal Adácio Pestana, com o Concerto Solidário pelas vítimas dos sismos de fevereiro que assolaram a Síria e Turquia. Um conjunto de pessoas predispuseram-se a transformar o seu domingo, dia do pai, num dia de amor, dando voz a este concerto que emocionou uma plateia que também quis colaborar com esta causa.

O Presidente da Câmara Municipal de Tarouca, Valdemar Pereira, principal impulsionador da iniciativa e protagonista do espetáculo, vestiu a camisola de cidadão e, em conjunto com um coro repleto de tarouquenses solidários, funcionários da Câmara Municipal de Tarouca, Coro Infantil do Centro Escolar e Academia de Música, promoveu um concerto de excelência, repleto de emotividade.

Visivelmente emocionado, o autarca agradeceu a todas as pessoas que tornaram possível este momento tão especial, na certeza de que lhes ficará marcado para a vida a participação num gesto tão nobre.

O sudeste da Síria e o Norte da Turquia foram assolados no passado dia 6 de fevereiro por um sismo de magnitude 7,8 na escala de Richter ao qual se seguiram vária réplicas. Mais de 50 mil pessoas perderam a vida e são milhares as que, mantendo-se vivas, perderam a vida tal como a conheciam, nomeadamente as crianças, aqueles seres que deviam estar sempre protegidos e amparados pelo colo dos seus pais e familiares.

Estas crianças, muitas delas agora sem o seu porto de abrigo, vivem em hospitais improvisados, que as acolhem e tratam, num cenário verdadeiramente desolador.

A Câmara Municipal de Tarouca e Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de Tarouca procuraram assim contribuir de alguma forma para ajudar as vítimas dos sismos, conseguindo com a realização deste concerto angariar 1.015€ em donativos que serão agora entregues à UNICEF para ajudar a assegurar o acesso a água potável e saneamento, material médico, proteção infantil, nutrição, abrigos (tendas) e agasalhos.