Encontro de Cantadores de Janeiras na Casa do Paço de Dalvares

23 de Janeiro de 2023

Após o interregno imposto pela pandemia, no centenário pátio da Casa do Paço de Dalvares voltaram-se a cantar as janeiras na tarde do passado sábado, dia 21 de janeiro.

Os seniores do projeto Rejuvenescer Tarouca, o Rancho Folclórico Flor de Sabugueiro, o Rancho Folclórico os Medroenses, ao Rancho Folclórico de São Salvador da Folgosa deram a vida e voz às janeiras, cumprindo assim a tradição.

“A cultura, a tradição, os hábitos e costumes estão na génese de qualquer povo, de qualquer território, e não há maior legado do que aquele que se vai passando de geração em geração, e que se perpetua através manifestações culturais como a que vamos viver aqui hoje com a realização deste encontro de Cantadores de Janeiras”, referiu na ocasião a Vereadora da Cultura, Susana Gouveia.

Também o Presidente da Câmara Municipal de Tarouca, Valdemar Pereira, usou da palavra para agradecer o trabalho, a dedicação e empenho de todos os grupos presentes, “fundamentais não só para a preservação da tradição, como para a criação de momentos de convívio, partilha e confraternização”.