Passar para o Conteúdo Principal
siga-nos

'Porque cuidar é estar presente'

19 1 980 2500
02 de Dezembro de 2022

"Porque cuidar é estar presente" é o mote que guia a ação da equipa do Serviço de Ação Social do Município de Tarouca, que diariamente procura cuidar daqueles que, em contra corrente com os que vivem o dia-a-dia em correria, assoberbados com o conjunto de tarefas para cumprir, vivem a quietude dos dias longos e solitários.

“Na sociedade atual, as situações de dependência decorrentes da idade, incapacidade ou isolamento, constituem uma problemática que exige de nós uma atenção e cuidados redobrados. Falamos de cidadãos que vivem em situações de extrema vulnerabilidade, e aos quais devemos proporcionar, na medida do possível, algum conforto e segurança”, refere a Vereadora da Ação Social do Município de Tarouca, Susana Gouveia.

A D. Maria, a primeira idosa do Concelho de Tarouca a receber o seu dispositivo de teleassistência, desde o início do ano que se sente mais acompanhada e segura sabendo que tem à sua disposição, 24 horas por dia, um equipamento que, quando premido durante mais de 3 segundos, aciona uma chamada SOS para a GNR. Este é um dispositivo adquirido pela autarquia, que foi distribuído pelos cidadãos tarouquenses em situação de maior vulnerabilidade, e que que pode ser utilizado caso o idoso presencie ou seja vítima de crime ou de uma situação de perigo ou, no caso, por exemplo, de doença súbita ou queda.

Paralelamente, e no âmbito do desenvolvimento de respostas integradas de prevenção e promoção da qualidade de vida destes cidadãos, a unidade móvel de saúde da autarquia percorre diariamente o concelho para lhes prestar cuidados de saúde primários, e a socióloga da autarquia mantém uma relação de proximidade com os mesmos, de forma a assegurar e validar o seu bem-estar emocional.

Contando com o envolvimento de uma equipa multidisciplinar de técnicos, também o projeto Rejuvenescer Tarouca trabalha com os seniores tarouquenses ao nível da literacia digital, artes plásticas, música e educação física.