TAROUCA CONQUISTA 11.ª BANDEIRA VERDE ECO-ESCOLAS

17 de Novembro de 2022

O Município de Tarouca volta a destacar-se no programa Eco-Escolas, com o Agrupamento Dr. José Leite Vasconcelos a receber pelas mãos da Associação Bandeira Azul da Europa, pela 11.ª vez, a Bandeira Verde Eco-Escolas, que foi ontem hasteada na sede do Agrupamento.

Este é um galardão que reconhece o mérito dos estabelecimentos de ensino na concretização dos objetivos ambientais. Cada escola propõe-se, no início do ano letivo, a cumprir um plano de ação, sendo que, este ano, o mesmo foi alusivo aos temas "Biodiversidade: Preservar e regenerar espaços exteriores”, "Economia Circular” e "Alimentação Saudável e Sustentável”. Como temas fundamentais a tratar há ainda os Resíduos, a Água e a Energia.

Também a Câmara Municipal de Tarouca renovou o seu certificado como " Município Parceiro Eco-Escolas”, em reconhecimento por toda a colaboração e envolvimento da autarquia neste projeto.

O Vice-Presidente da Câmara Municipal de Tarouca, José Damião Melo, e a Vereadora da Educação, Susana Gouveia, na cerimónia de entrega de prémios às turmas envolvidas, destacaram mais esta conquista, que reflete o compromisso das gerações mais novas para com o ambiente e a qualidade de vida, frisando a responsabilidade de cada um deles no envolvimento em áreas que afetam a vida em comunidade.

O Eco-Escolas é um programa internacional da Foundation for Environmental Education que, em Portugal, é desenvolvido pela ABAE desde 1996. Este programa encoraja as comunidades escolares a desenvolverem ações no âmbito da educação ambiental para a sustentabilidade, e reconhece o trabalho de qualidade desenvolvido pelas mesmas.