SÃO MIGUEL 2022

30 de Setembro de 2022

Depois de dois anos de pandemia, Tarouca voltou a encher-se de animação para comemorar a Festa de São Miguel.

Neste evento apreciado pela comunidade tarouquense, o associativismo marcou presença nas barraquinhas do centro cívico, onde diariamente se homenageou as gentes da terra, a gastronomia regional, na VII Montra do Varosa, e se celebrou a musica portuguesa.

A tradição saiu à rua no Cortejo Histórico Etnográfico, onde ficou bem patente o orgulho dos tarouquenses nas suas origens, num cortejo que mobilizou mais de 600 participantes, graças à participação das associações locais, instituições e cidadãos, que individualmente quiseram participar.

Os céus de Tarouca encheram-se de luz e cor com o espetáculo piromusical que antecedeu o Dia de São Miguel, feriado municipal e dia de Feira Anual, onde nem a chuva impediu alguns tarouquenses e visitantes de usufruir de momentos de partilha e convívio.

Paralelamente, e no âmbito da semana europeia do desporto, os clubes desportivos locais apresentaram-se para a nova época desportiva, realizou-se o campeonato de motocross e, diariamente, foram promovidas diversas atividades pela autarquia em parceria com empreendedores locais, tendo em vista a adoção de hábitos de vida saudáveis.

Valdemar Pereira, Presidente da Câmara Municipal de Tarouca, faz um balanço extremamente positivo da Festa de São Miguel, realçando que “os dias foram de festa, música, animação, celebração da cultura e gastronomia regional, onde os tarouquenses fizeram questão de marcar presença, num evento que não seria possível sem o envolvimento de uma gigante equipa, proveniente das várias instituições, entidades, associações, freguesias, e trabalhadores da autarquia, que deram o seu contributo para que estas festas fossem um sucesso”.