CONVENÇÃO DOS DIREITOS DA CRIANÇA CELEBRADA EM TAROUCA

23 de Novembro de 2021

A Comissão de Proteção de Crianças e Jovens em Risco e a Câmara Municipal de Tarouca promoveram, no passado dia 20 de novembro, um concerto comemorativo do 32.º aniversário da Convenção dos Direitos da Criança.

A emotividade marcou este concerto, que procurou sensibilizar para os 4 pilares fundamentais assentes na Convenção, e que estão relacionados com todos os outros direitos das crianças: a não discriminação, o superior interesse da criança, a sobrevivência e desenvolvimento e a opinião da criança.

Para a Presidente da CPCJ e Vereadora da Ação Social do Município de Tarouca, Susana Gouveia, “Quando nos unimos pelas crianças e as festejamos, mostramos muito do que, e quem somos. A CPCJ de Tarouca trabalha diariamente, de forma ininterrupta em prol da defesa das nossas crianças, e a organização deste tipo de iniciativa é uma forma de envolver e sensibilizar a sociedade para a importância da defesa dos seus direitos”.

A Equipa do Tarouca Ensina Mais uniu-se à CPCJ de Tarouca e à Biblioteca Escolar na comemoração do Dia da Convenção dos Direitos da Criança, através da angariação de livros para o projeto "Livros sem Fronteiras", que serão enviados para os PALOP.

Em 20 de novembro de 1989, as Nações Unidas adotaram por unanimidade a Convenção sobre os Direitos da Criança (CDC), documento que enuncia um amplo conjunto de direitos fundamentais – os direitos civis e políticos, e também os direitos económicos, sociais e culturais – de todas as crianças, bem como as respetivas disposições para que sejam aplicados. A CDC é o tratado de direitos humanos internacionais mais amplamente ratificado de sempre.