Passar para o Conteúdo Principal
siga-nos

PELOURINHO DE TAROUCA FOI REPOSTO NO CENTRO HISTÓRICO

1 1 980 2500
29 Jun 2021

No dia em que se celebra o S. Pedro, padroeiro de Tarouca, o Pelourinho de Tarouca foi reposto no seu espaço “mãe”, na Praça 25 de abril, cumprindo assim um desejo antigo da população tarouquense.

Para o Presidente da Câmara Municipal de Tarouca, Valdemar de Carvalho Pereira, “este é um pedaço da nossa história e por isso foi sempre nossa ambição devolvê-lo ao Centro Histórico de Tarouca, e quero por isso aproveitar para agradecer à família Lobo por toda a disponibilidade e colaboração, bem como a todos os tarouquenses que sempre me motivaram e incentivaram para que este dia fosse uma realidade”. Erguido na vigência do 1.º Conde de Tarouca, D. João de Menezes, que foi Mordomo-Mor de El Rei D. Manuel I no século XV, o pelourinho representa um símbolo de poder local.

De estrutura em cantaria de granito, composta por um soco circular, de fuste oitavado e capitel octogonal com rebordo toral saliente e faces lisas para cima, este Pelourinho agora devolvido ao domínio público, é um elemento histórico carregado de enorme simbolismo e importância para todos os tarouquenses.