Igreja de S. Pedro de Tarouca reabriu as suas portas após obras de requalificação e valorização

02 Mai 2021

Findas as obras de valorização e requalificação, no dia em que se homenageiam as mães, a casa mãe da Paróquia de S. Pedro de Tarouca reabriu as suas portas para a celebração da eucaristia dominical naquela que foi uma cerimónia inauguração emotiva e carregada de simbolismo.

Na ocasião, o Presidente da Câmara Municipal de Tarouca usou da palavra para manifestar o seu regozijo pela intervenção levada a cabo, fundamental para a preservação daquele que é um espaço de culto identitário de Tarouca, dando a boa nova de que se encontra em estudo o desenvolvimento de parceria com a Direção Regional de Cultura do Norte para a inclusão da Igreja de S. Pedro de Tarouca na rota de monumentos do Vale Varosa, ação “que com certeza trará mais visitantes não só a este espaço como também ao centro da cidade de Tarouca”.

A intervenção teve como objetivo a conservação e salvaguarda do património histórico, mais concretamente a conservação e restauro de elementos arquitetónicos e talha no interior daquele que é um monumento classificado como Imóvel de Interesse Público, construção do Sec. XII, onde se conjugam vários estilos arquitetónicos desde o românico, passando pelo gótico, manuelino e barroco.

O Município de Tarouca candidatou esta obra ao PROVERE - Programa de Valorização Económica dos Recursos Endógenos, que representa um investimento total de 143 842,00€, comparticipado em 47% pelo NORTE2020.