Município de Tarouca reforça combate à vespa das galhas do castanheiro com largadas de Torymus sinensis

O Município de Tarouca realizou esta semana dez largadas do inseto auxiliar Torymus sinensis, no âmbito do combate biológico à vespa das galhas do castanheiro (Dryocosmus kuriphilus), uma praga que tem vindo a afetar gravemente a produção de castanha na região.
As largadas decorreram em Granja Nova, Vila Chã da Beira, Formilo, Meixedo, Vila Chã do Monte, Pinheiro, Várzea da Serra e Mondim da Beira, áreas com forte presença de soutos e onde se tem verificado maior presença da praga.
Esta ação foi planeada de forma a assegurar a melhor distribuição do agente de controlo biológico, contribuindo para o restabelecimento do equilíbrio natural e a proteção de uma cultura com grande importância económica e paisagística para o concelho.
“A vespa das galhas tem causado prejuízos sérios aos produtores de castanha, e esta é uma resposta concreta que resulta da colaboração entre entidades. Continuaremos a acompanhar de perto esta situação, a ouvir os alertar dos produtores e a promover medidas que protejam os soutos do nosso concelho”, afirma José Damião Melo, Vice-Presidente da Câmara Municipal de Tarouca.
O Torymus sinensis, uma vespa que parasita as galhas da vespa do castanheiro, é inofensivo para outras espécies e para as pessoas, sendo considerado o método mais eficaz e sustentável de combate à praga.