Radar Social - Tarouca

Nos últimos dias, este novo “mapa invisível” das fragilidades sociais tem sido dado a conhecer à população sénior através do programa Rejuvenescer Tarouca, revelando-se uma ferramenta poderosa na promoção de uma resposta integrada, mais humana e próxima. O projeto não só permite identificar casos de vulnerabilidade como também encoraja cada cidadão a assumir um papel ativo na construção de uma sociedade mais solidária.
O Radar Social assenta num sistema de georreferenciação de sinais de alerta social, permitindo identificar os lugares onde mora a solidão, onde falta um gesto, onde a urgência se esconde em silêncio. E, mais importante ainda, é um acelerador de respostas que junta instituições e técnicos para que ninguém fique esquecido.
Sob o lema “o seu olhar pode mudar vidas”, este projeto apela à atenção e sensibilidade de todos. A participação de vizinhos, familiares e técnicos no terreno pode ser decisiva na deteção precoce de situações de risco, garantindo intervenções mais rápidas e eficazes.
“Este é um daqueles projetos em que sentimos que estamos a tocar no essencial. Não estamos só a criar uma rede, estamos a abrir caminhos de atenção e proximidade. O Radar Social vem mostrar que a vigilância mais poderosa é a do coração atento”, afirmou Susana Gouveia, Vereadora da Ação Social e Saúde, que, em cada sessão convidou cada um dos participantes a ser parte ativa deste projeto.
Para mais informações ou encaminhamentos, o atendimento decorre de segunda a sexta-feira, das 09h00 às 17h00, na Câmara Municipal de Tarouca.