Passar para o Conteúdo Principal
siga-nos

XII Encontro de Bandas

01 de Junho de 2025

O final da tarde de ontem trouxe música às ruas da cidade de Tarouca, com a realização do XII Encontro de Bandas, um evento que celebrou a tradição filarmónica. Organizado pela União de Freguesias de Tarouca e Dalvares em parceria com a Associação Filarmónica de Tarouca, com o apoio do Município de Tarouca, o encontro reuniu três prestigiadas bandas, a anfitriã Associação Filarmónica de Tarouca, a Banda Filarmónica de Sernancelhe e a Associação Cultural e Musical de Baltar.

A celebração musical teve início na sede da União de Freguesias, onde os músicos se concentraram, seguindo-se um desfile vibrante pela principal artéria da cidade, com cada banda a interpretar trechos do seu repertório, encantando os tarouquenses que se aglomeraram para aplaudir os músicos.

O ponto alto deu-se no Centro Cívico de Tarouca, onde, em perfeita harmonia, as três bandas executaram em uníssono a emblemática marcha “Vale Varosa”, num momento que simbolizou não só a excelência musical como a união entre os diferentes concelhos e regiões representadas.

A celebração contou ainda com um momento especial proporcionado pela Tuna Sénior “Tunacedros”, vinda de Santana, na ilha da Madeira, que trouxe ao palco um repertório cheio de alegria e alma insular.

Presente no evento, o Presidente da Câmara Municipal de Tarouca, Valdemar de Carvalho Pereira, enalteceu o espírito do evento “este Encontro de Bandas é uma celebração da nossa identidade cultural e da amizade entre concelhos. A música é ponte entre gerações, freguesias e regiões, e hoje essa ponte foi bem sólida e afinada”.

Rui Raimundo, Presidente da União de Freguesias de Tarouca e Dalvares,

realçou que esta edição resultou de um esforço articulado entre instituições, refletindo uma cooperação exemplar em torno da cultura.

A marcar presença estiveram também o Vice-Presidente da Câmara Municipal de Tarouca, José Damião Melo, a Vereadora Susana Gouveia, e o Presidente da Assembleia, Rui Pereira.

A celebração prolongou-se noite dentro com concertos das três bandas participantes. No palco, cada formação deu o seu melhor, brindando o público com repertórios vibrantes que misturaram tradição e modernidade.