Passar para o Conteúdo Principal
siga-nos

Apresentação do Radar Social Tarouca reforça rede de apoio local

27 de Fevereiro de 2025

Decorreu ontem a apresentação do projeto Radar Social Tarouca às Juntas de Freguesia do concelho, numa sessão que destacou a importância deste instrumento inovador para a identificação e apoio a pessoas, famílias e grupos em situação de vulnerabilidade social. No final da sessão, foram assinados os protocolos de cooperação entre o Município de Tarouca e as Juntas de Freguesia, formalizando assim o compromisso conjunto na promoção do bem-estar da população.

O projeto, que assenta num sistema de informação nacional, visa não só sinalizar situações de fragilidade social através da georreferenciação, como também promover a articulação com os recursos locais e regionais, fortalecendo a resposta integrada da sociedade.

A sessão contou com a presença do Presidente da Câmara Municipal de Tarouca, Vice Presidente e Vereadora da Ação Social. "O Radar Social Tarouca é uma ferramenta essencial para estarmos mais próximos da nossa população e garantirmos que ninguém fica para trás. Através deste projeto, conseguiremos atuar de forma mais rápida e eficaz, mobilizando os recursos certos no momento certo", sublinhou Valdemar de Carvalho Pereira, Presidente da Câmara Municipal de Tarouca.

A Vereadora da Ação Social, Susana Gouveia, reforçou também a importância do trabalho em rede e do envolvimento das Juntas de Freguesia, uma vez que são elas que conhecem de perto as realidades locais e que, em conjunto com o Radar Social, nos permitirão ter uma visão mais completa e detalhada das necessidades da população, permitindo articular respostas mais ajustadas.

O projeto, que funcionará em fases, iniciará agora a identificação ativa de situações de risco no terreno. A equipa técnica será responsável pela referenciação e avaliação preliminar das situações, encaminhando as pessoas para os parceiros da Rede Social e ativando recursos locais sempre que necessário.

O RADAR SOCIAL trata-se de uma medida financiada a 100%, no âmbito da Componente C03 - Respostas Sociais, do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), cujo pacote financeiro atribuído é de 169.302,59€.

Para mais informações ou encaminhamentos, o atendimento decorre de segunda a sexta-feira, das 9h00 às 17h00, na Câmara Municipal de Tarouca.