Passar para o Conteúdo Principal
siga-nos

Conferência 'Educar para o Direito' sensibiliza jovens para a importância da Lei e para as consequências das escolhas de cada um

22 de Abril de 2024

O Auditório Municipal Adácio Pestana foi palco esta tarde de uma conferência imperdível para os jovens do 9.º ao 12.º ano. Com uma plateia atenta durante aproximadamente duas horas, a oradora Paula Varandas cativou os jovens com uma linguagem clara e objetiva, abordando temas delicados, mas essenciais, no que concerne à Lei Portuguesa.

O programa iniciou com uma emocionante interpretação da música "Serei o que me deres que seja Amor" pelos meninos do 1.° A do Centro Escolar de Tarouca, que não deixou ninguém indiferente.

Paula Varandas destacou que Portugal é um dos países europeus com maior número de jovens com menos de 18 anos em prisão preventiva ou com penas de prisão efetivas. Na sua intervenção explorou os crimes mais comuns entre os jovens, como dano, ofensa à integridade física, roubo, furto, injúrias, ameaças, posse de armas proibidas, tráfico de drogas, ciberbullying e stalking.

A oradora partilhou testemunhos marcantes e enquadramentos penais de cada um dos crimes, destacando que a vida é um conjunto de escolhas, e viver é arcar com as consequências dessas escolhas.

A Vereadora da Educação, Susana Gouveia, realçou a importância deste evento, afirmando que "educar os nossos jovens para o direito é fundamental. Eventos como este proporcionam uma visão clara das consequências das nossas ações e ajudam a formar cidadãos conscientes e responsáveis."

Esta conferência está inserida na programação do mês da prevenção aos maus-tratos na infância, e faz parte conjunto de iniciativas levadas a cabo pela CPCJ Tarouca.