Pontes Românicas
-
Ponte Românica de Mondim da Beira
Num lugar com paisagem inesquecível, onde correm as refrescantes águas do rio Varosa, encontra-se a Ponte Românica de Mondim da Beira, uma impressionante edificação construída durante a transição para o século XIV.
Com traços do românico e do gótico, esta é uma ponte com dois arcos desiguais, o que parece evidenciar mais do que uma fase construtiva. A ponte possui um tabuleiro de passagem em planos diferentes, atingindo o seu ponto mais alto no enfiamento do fecho do arco maior.
Não é apenas a beleza da flora que se espalha por toda a envolvente desta ponte histórica, aqui é possível vislumbrar diversos animais que participam rotineiramente neste quadro de natureza viva.
📍 Rua do Outeiro | Mondim da Beira
Coordenadas:
41.014621”N, -7.750123”W -
Ponte Românica de S. João de Tarouca
Por entre o casario, montes e rio reúnem-se na paisagem ornada, ao fundo, pela Ponte Românica de São João de Tarouca.
A história dos monges cistercienses está marcada nas suas pedras, tendo sido os responsáveis pela sua edificação.
A ponte, em alvenaria de granito, foca-se numa construção com três olhos sendo o central maior e mais alto do que os que estão nas laterais.
📍 Avenida da Liberdade | São João de Tarouca
Coordenadas:
40.996311”N, -7.749112”W -
Ponte Românica de Vila Pouca de Salzedas
Esta pequena ponte de um só arco encontra-se num dos locais mais belos ao longo do rio Varosa. Local de visita obrigatória, para desfrutar de toda a zona envolvente de rara beleza, num conjunto de quedas de água e densa vegetação.