Pelourinhos
-
Pelourinho de Mondim da Beira
No caminho das edificações históricas de Tarouca, ergue-se, em Mondim da Beira, o pelourinho cuja construção deverá remontar a 20 de agosto de 1517, aquando concessão de foral à povoação, por D. Manuel I.
Este monumento assenta em 3 degraus quadrados, sendo o inferior irregular devido ao desnível do solo. A coluna central pousa num pedestal em forma de cubo e desta nasce o remate volumoso maciço, igual à do fuste. Na face virada a sul, assenta sobre este conjunto de molduras o escudo das quinas de Portugal.
Num dos blocos prismáticos pode ler-se a data 1760, hipoteticamente referente à data da sua reconstrução.📍 Largo do Pelourinho | Mondim da Beira
Coordenadas:
41.014101”N, -7.740562”W -
Pelourinho de Tarouca
Embora o foral de Tarouca date do ano 1272, a construção do pelourinho de Tarouca só terá ocorrido durante o século XVI.
Na segunda metade do século passado o pelourinho foi demolido e as suas pedras jazeram muitos anos junto à casa do Senhor Duarte Lobo que, já no princípio deste século, ao vê-las abandonadas e sem função, aproveitou-as para escoramento de uma trave da sua adega.Em 2021, o pelourinho regressou ao seu local de origem, onde se encontra.
Este monumento assenta sobre plataforma quadrangular e possui uma coluna octogonal. O remate em forma de cone, com motivos vegetalistas, é composto por oito rosetas. Superiormente, a superfície cónica é decorada com oito folhas imbrincadas.
📍 Praça 25 de abril | Tarouca
Coordenadas:
41.017143”N, -7.774406”W -
Pelourinho de Ucanha
Na vila de Ucanha, designada como cabeça do Couto de Salzedas em 1504, alça-se isolado, a meia encosta, o pelourinho. Pensa-se que a sua edificação deverá constar do ano 1673.
No largo onde se encontra, destaca-se a Casa da Câmara e Cadeia, bem como a Capela da Senhora da Ajuda.
São quatro os degraus que compõem o pelourinho cuja coluna tem um anel rebordante de duas molduras, uma plana e outra curvilínea, a meio da sua altura.
Sobre o capitel, composto por moldura toral de forma quadrada, pousa a volumosa peça de remate quadrilátera, onde assenta o escudo das armas de Portugal.
📍 Rua do Pelourinho | Ucanha
Coordenadas:
41.046252”N, -7.745014”W -
Pelourinho de Várzea da Serra
Num pequeno largo em frente do edifício que foi casa da Câmara, eleva-se o pelourinho de Várzea da Serra, edificado entre os séculos XVI e XVII.
Pousada sobre dois degraus, a coluna de quase três metros eleva-se a partir da base quadrada, dando forma oitava ao fuste. Diretamente sobre este, assenta um tabuleiro quadrangular com remate em faces de dupla moldura e, do centro, ergue-se a peça paralelepipédica cujos bordos se alteiam nos quatro ângulos. No interior desta expressão existem as armas nacionais.📍 Avenida São Martinho | Várzea da Serra
Coordenadas:
40,997211”N, -7,827740”W