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Academia de Música

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A Academia de Música da Câmara Municipal de Tarouca conta, neste momento com cerca de 90 alunos. Tem como objetivos principais, permitir aos alunos fomentar a prática individual e coletiva, a atenção, concentração e audição ao vivo entre elementos e diversos instrumentos como partes de formações tradicionais. Preparar o aluno para apresentações públicas em palco a solo ou em grupo, desenvolvendo a execução, a técnica e o desempenho instrumental, no repertório tradicional erudito e também de raiz popular de diversos géneros musicais, alargando a o conhecimento em áreas como o Património e a história.


A Academia procura ainda favorecer a prossecução de uma carreira através de uma base sólida que possibilite a continuação dos estudos num nível superior.
A colaboração com entidades públicas e privadas, permite desenvolver novos programas musicais, aproveitando melhor a capacidade dos diferentes espaços culturais da Região. Criar e transmitir conhecimento para transformar vidas, comunidades e a sociedade em geral, promovendo a formação para a cidadania, no respeito pela liberdade, igualdade e dignidade da pessoa humana. Encorajar a abrangência em todas as vertentes das nossas atividades, criando desafios múltiplos para o desenvolvimento de capacidades específicas. Agir com responsabilidade para garantir a diversidade e igualdade.


Neste ano letivo, esperamos incluir na nossa programação, concertos de caráter inovador, com recursos a novas tecnologias e outras formas de arte. Procuraremos promover momentos performativos, a interdisciplinaridade num ambiente de escola positivo e enriquecedor envolvendo os vários agentes educativos. Neste contexto, contaremos com várias atividades, onde se incluem concertos de música de câmara Fora de Portas, Concerto Pedagógico aberto à comunidade, um concurso interno, semana cultural Escola Envolta e a participação no projeto Sangue Novo em Veias Antigas nos Monumentos Vale do Varosa, associado à celebração das Jornadas Europeias do Património, este ano dedicadas ao “Património e Educação” que pretende promover a criação artística e dar visibilidade a projetos emergentes ligados à dança, música e artes performativas.


Atendendo à evolução imparável da tecnologia, iremos promover a realização de gravações, em sessões assíncronas, reforçando a oferta de formação na área das tecnologias da música, contribuindo para o desenvolvimento dos alunos, nomeadamente a nível de improvisação e composição de peças musicais manipulando sons através de recursos tecnológicos diversificados e software. Para dar continuidade à orgânica da nossa escola e aos fatores de decisão governamentais e locais relativos à pandemia, a Câmara Municipal de Tarouca, fez um investimento significativo nesta área.


A Academia de Música conta ainda com um corpo docente alargado, com formação em diferentes áreas musicais e artísticas, que possibilitam o desenvolvimento de projetos de valoração individual e coletivos, procurando envolver-se noutras atividades que fomentem todas as formas de arte.

 
MISSÃO

Permitir aos alunos fomentar a prática individual e coletiva, a atenção, concentração e audição ao vivo entre elementos e diversos instrumentos como partes de formações tradicionais. Prepararmos o aluno para apresentações públicas em palco a solo ou em grupo, desenvolvendo a execução, a técnica e o desempenho instrumental, no repertório tradicional erudito e também de raiz popular de diversos géneros musicais, alargando a o conhecimento em áreas como o Património e a história.
A Academia procura ainda favorecer a prossecução de uma carreira através de uma base sólida que possibilite a continuação dos estudos num nível superior.
A colaboração com entidades públicas e privadas, permitirá desenvolver novos programas musicais, aproveitando melhor a capacidade dos diferentes espaços culturais da Região.

 

Órgãos de gestão
Câmara Municipal de Tarouca
Diretor Pedagógico: Telmo Gouveia

 

CORPO DOCENTE

Formação Musical / Saxofone 

Ricardo Fonseca 

Nasceu em maio de 1982 na Freguesia de S. Sebastião da Pedreira – Lisboa.

Iniciou os seus estudos musicais na Banda Musical de Gouviães - Tarouca em 1990. Estudou na Academia de Música de Lamego (5 anos), Academia de Música do Concelho de Tarouca (4 anos), Conservatório de Música de Fornos – S.ª M.ª da Feira (3 Anos) e no Instituto Piaget no Curso Superior de Licenciatura em Música (Composição e Formação Musical) e no curso de Mestrado em Teoria e Formação Musical.

Frequentou vários cursos para jovens músicos do INATEL, master classes e workshops de Saxofone com o quarteto de saxofones de Aveiro e o com o quarteto Invictasax. Frequentou também workshops de direção de Banda e Orquestra de Sopro, com Alberto Roque, José Brito, André Granjo, Paulo Martins, e José Pedro Figueiredo.

Desde 1998 é maestro da Banda Musical de Gouviães – Tarouca.

É membro fundador do Quarteto de Saxofones da Academia de Música de Tarouca. Mentor e Fundador da Banda Infantil da Associação da Banda Musical de Gouviães.

Co-responsável pela criação da Orquestra Municipal de Sopros de Tarouca. É membro-fundador do projeto musical Ar De Rastilho!-Brass Band.

É Diretor da Orquestra Ligeira Vale Varosa.

 

Violino

Iryna Sokolova 

Nasceu a 05 de novembro de 1965, em Oleksandria, província de Kirovograd de Ucrânia. Em 1974 iniciou os seus estudos musicais de violino na academia de música da mesma cidade.

Em 1980, aos 15 anos, entrou na escola profissional de Kirovograd na classe de violino com o Professor Oleksandre Duchovny e piano com a professora A. Lubovich.

Frequentou Master classes com os professores: Vladymir Spivakov em 1980,1981,1982, 1983 e 1984 na mesma escola e Gidon Kremer e Tatiana Grindenko em 1981, na mesma escola profissional.

Em 1985 começou a trabalhar no Ensemble song music and dance - Kozaky Podillya na cidade Khmelnitsky.

No ano de 2006, ingressou na Academia de Música do Município de Tarouca como professora de Violino e Piano.

 

Guitarra / Combo 

Telmo Gouveia 

Nasceu em março de 1977. Músico e compositor, iniciou os estudos de órgão aos 6 anos, na Escola de Música de Lamego. Em 1994 ingressa no Conservatório Regional Dr. Azeredo Perdigão, na classe de guitarra. Formou vários grupos e pertenceu a outros nas áreas do pop, blues, funk, soul e jazz.

Licenciado pela Escola Superior de Educação de Setúbal, em Educação Musical, desenvolveu vários projetos nas áreas do Teatro, Rádio e Produção de Espetáculos.
Em 2000, fez parte do grupo Soemi - pop rock, com o qual gravou o álbum Voltar nos estúdios Tchá Tchá Tchá, com os produtores Rui Dias, Luís Delgado e João Prazeres. Participou na digressão nacional do grupo e em programas televisivos.

No mesmo ano fez parte do grupo M.A.D. - rock/metal, com o qual gravou o álbum Not Yet, Wet Spot para a Cerberus Records, Estúdios Grip. Em 2003, para a mesma editora, integrou o projeto Hershe - soul/funk com o qual gravou a álbum Too Fool To Be a Toy.

É desde 2006 Professor de Guitarra Clássica na Academia de Música da Câmara Municipal de Tarouca e Diretor da mesma desde setembro de 2008.

Foi Diretor Musical da Orquestra Ligeira da Câmara Municipal de Tarouca entre 2012 e 2018.

Em 2015 integrou o grupo Malaposta - KuaziJazz, com os primeiros professores, Gervásio Pina e Jorge Pina. Projeto com base em originais rock, blues, jazz fusion e adaptações na área do fado e da música tradicional, com estreia no Festival bouche à Oreille - Jazz en Ballade à Bouchemaine – França.

 

Flauta Transversal 

Catarina Esteves 

Nascida a 19 de junho de 1994 na vila da Cumieira, iniciou a aprendizagem de flauta transversal aos 9 anos de idade na Banda Musical da Cumieira.

Mais tarde ingressou no Conservatório Regional de Música de Vila Real, integrando a classe da professora Ana Maria Miranda.

Em 2012 iniciou os seus estudos na Escola Superior de Artes Aplicadas, na classe da professora Katharine Rawdon.

Em 2015, ingressou no Mestrado em Ensino de Música na mesma instituição, com as professoras Katharine Rawdon e Stephanie Wagner. Como conclusão do mestrado efetuou a apresentação do trabalho de investigação intitulado "Vibrato. A problemática da aplicação pedagógica", tendo obtido classificação máxima no mesmo.

Participou em formações como: “Orquestra para 100 flautas e 100 saxofones” Casa da Música, Porto, 2013; “Banda Sinfónica Transmontana” Vila Real, 2020; “Porto.

Lute Festival “Porto, 2020; "Encontros com o Flautim" Porto, 2021.

Foi, nos anos letivos de 2019/2020 e 2020/2021 docente da disciplina de Flauta Transversal, no Conservatório Regional do Alto Alentejo.

 

Clarinete 

João Alves 

Nasceu a 12 de março de 1993 em Nogueira, Vila Real.

O seu primeiro contacto com a música aconteceu aos 12 anos, na Banda de Música de Nogueira. Ingressou na Esproarte - Escola Profissional de Música de Mirandela no ano de 2009, curso que concluiu em 2012.

Participou em múltiplos estágios de orquestras de sopros e sinfónicas nos quais foi conduzido pela batuta de vários maestros, dos quais destacam, Francesco Belli, Valter, Maciel Matos, Roberto Valdes, Ernest Shelle.

Participou na Orquestra Sinfónica Transmontana e Banda Sinfónica Transmontana, nas quais fez parte do núcleo dos músicos que iniciaram a atividade e o 13º Estágio da Aproarte.

Em fevereiro de 2018 João Aires arrecadou o primeiro prémio no IV Concurso Para Clarinete Cidade de Ourense.

De forma a celebrar 263 anos do nascimento de Mozart, apresentou-se a solo com a Orquestra de Câmara Mozart, concerto no qual interpretou o Concerto em Lá Maior K622 do referido compositor.

 

Trombone / Coro / Formação Musical 

Rui Lima 

Nasceu a 26 de fevereiro de 1986. No ano de 2000 iniciou os seus estudos musicais, em trombone de varas, na Associação Filarmónica de Tarouca.

Aos 16 anos foi admitido na Academia de Música de Tarouca e aos 19 anos ingressou nas fileiras do Exército, tendo sido admitido na Banda Sinfónica do Exército como trombonista. Passados 2 anos foi transferido para a Banda Militar do Porto.

Estudou no Conservatório Nacional do Porto e na Universidade do Minho.

Obtém dois cursos de direção de banda, realizados ambos, na Banda de Amarante.

É membro fundador da A.R.A.C. – Ar de Rastilho Associação Cultural, na qual gravou dois álbuns.

Atualmente é coordenador de sopros e docente na Academia de música de Tarouca nas classes de formação musical, trombone, bombardino, classe conjunto e maestro de orquestra de sopros.

Ocupa o cargo de maestro na Associação Filarmónica de Tarouca, no coro Benedictus e é Diretor da Orquestra Ligeira Vale Varosa.

 

Trompete 

Humberto Vitorino 

Natural de Tarouca, iniciou em 1998 a sua atividade musical na Escola da Banda Filarmónica de Tarouca.

Em 1999 ingressou na Academia de Música de Tarouca, tendo em 2003 prosseguido os seus estudos na Escola Profissional de Artes de Mirandela, tendo concluído em 2006 o 12º ano, Curso Profissional nível 3.

Em 2006 ingressou no Instituto Piaget de Mirandela onde em 2009 concluiu o Curso de Licenciatura em Música na Área Vocacional de Instrumento.

Entre 2009 e 2011 frequentou o Mestrado em Música - Pedagogia do Instrumento no Instituto Piaget de Mirandela.

Em 2015 ingressou no 2º ciclo de Estudos na Especialidade de Ensino da Música – Ramo, no Instituto Piaget de Viseu, tendo sido concluído em 2018, conferido deste modo o grau de Mestre.

Colaborou em diversas orquestras e orientou Cursos de Aperfeiçoamento na Banda Distrital de Vila Real; na Escola Profissional de Murça em parceria com a Dogma Brass Band; orientou o naipe de trompetes nos Estágios de Orquestra de Sopros do Vale do Varosa; ministrou um Masterclass de Trompete na Academia de Música Comendador Albano Coelho Lima em março de 2019; participou como professor no IV Estágio de Verão da Mêda em julho de 2019.

Em 2009 alcançou o 3º lugar no II Concurso Nacional de Instrumentos de Sopro Terras de La Sallette e em 2010 obteve o 1º Prémio - 2º Lugar no III Concurso

É membro fundador da Dogma Brass Band e Ar de Rastilho Fanfarre Band.

 

Tecla / Piano 

Bruno Badajós 

Nasceu a 1 de junho de 1993. Iniciou os seus estudos musicais na Academia de Música de Tarouca.

Em 2012 ingressa na ESPROARTE no Curso de Instrumentista de Cordas e Teclas na classe de piano da Professora Éva György. Concluiu os estudos em 2015 na ESPROARTE e ingressa na Universidade do Minho na classe do professor Luís Pipa onde termina a licenciatura em música – variante de instrumento piano – no ano de 2019.

Atualmente frequenta o Mestrado em Ensino na Universidade do Minho.

Desde então tem participado em diversas masterclass de aperfeiçoamento musical com os professores Ângelo Guido, Justin Krawitz, Luis Filipe Sá, Constantin Sandu e Sofia Lourenço (estes três últimos no âmbito do festival ESMAE). Em orquestra trabalhou com Francesco Belli, Pedro Neves, Rogério Peixinho, Ertug Korkmaz, Claude Villaret, Artur Pinho Maria, Vitor Matos, Gerardo Estrada e Hans Casteleyn e Luciano Pereira.

É membro-fundador do projeto Ar de Rastilho.

Iryna Sokolova
Nasceu a 05 de novembro de 1965, em Oleksandria, província de Kirovograd de Ucrânia. Em 1974 iniciou os seus estudos musicais de violino na academia de música da mesma cidade.

Em 1980, aos 15 anos, entrou na escola profissional de Kirovograd na classe de violino com o Professor Oleksandre Duchovny e piano com a professora A. Lubovich.

Frequentou Master classes com os professores: Vladymir Spivakov em 1980,1981,1982, 1983 e 1984 na mesma escola e Gidon Kremer e Tatiana Grindenko em 1981, na mesma escola profissional.

Em 1985 começou a trabalhar no Ensemble song music and dance - Kozaky Podillya na cidade Khmelnitsky.

No ano de 2006, ingressou na Academia de Música do Município de Tarouca como professora de Violino e Piano.

 

Ballet Clássico / Contemporâneo / Moderno

A dança enquanto um processo educacional, não se resume simplesmente em aquisição de habilidades, mas sim, poderá contribuir para o aprimoramento das habilidades básicas, dos padrões fundamentais do movimento, no desenvolvimento das potencialidades humanas e sua relação com o mundo. O uso da dança como prática pedagógica favorece a criatividade, além de favorecer o processo de construção de conhecimento. Sendo uma experiência corporal, possibilitará aos alunos novas formas de expressão e comunicação, levando-os à descoberta da sua linguagem corporal, que contribuirá para o processo ensino aprendizagem.


A dança, entendida como arte de expressão em movimento, destaca na educação a ótica da sensibilidade, da criatividade e da expressividade, como uma nova direção que se quer dar para a razão, a ética, a cultura e a estética – pelo saber através do sentir, da intuição e com o objetivo de uma vida melhor e mais digna para as pessoas. Almejamos uma educação que se afirme na sensibilidade, na vivência, no sentir com o outro e sentir-- -se, de forma que a estética possa contribuir para o redimensionamento da perceção do ser humano como alternativa à racionalização e ao cientificismo, ao consumismo e a competição. (FIAMONCINI-2002).

 

Daria Smirnova

Nasceu em junho de 1988, na cidade de Khimelnistsky, Ucrânia. Começou os estudos de dança em 1995, classe de ballet, com a professora Iryna Osipova. Em 2003 ingressou na Escola Profissional de Coreografia de Oleksandria, onde desenvolveu os estudos nas áreas de dança clássica, contemporânea e moderna. Em 2009, frequentou o curso de formação de Professora e Coreógrafa. No mesmo ano, como bailarina profissional, integrou o grupo de Theatro de Ópera e Ballet da cidade de Dnipro.

Entre 2010 e 2012, participou no show Windows of the World, como bailarina principal, no grupo Discovery em Dalian – China.

Em 2013, regressou ao grupo de Theatro de Ópera e Ballet de Dnipro.

 

CURSOS
Violino; Piano; Guitarra; Flauta Transversal; Saxofone; Trompete; Trombone; Tuba; Eufónio; Bombardino; Trompa; Clarinete; ballet;

Curso Oficial
Curso composto por uma vertente prática e outra teórica, obedecendo a um plano curricular com a duração de 8 anos. A partir do 2º grau inclusive, os alunos só transitarão para o ano seguinte com média final de exame de 12 valores (mínimo).

Curso Livre
O curso livre contempla apenas a aula de instrumento (1 hora semanal).
A avaliação é de carácter informal.

 

PLANO CURRICULAR

SITE PROPOSTA-3

 

CLASSE CONJUNTO

De acordo com o Regulamento Interno, entende-se por Classes de Conjunto todas as disciplinas de Coro, Orquestra, Música de Câmara e outros Conjuntos Instrumentais e/ou Vocais.
Cada classe de conjunto deve funcionar de acordo com um projeto anual, da responsabilidade do professor orientador e de outros responsáveis pelo projeto, que deverá ser apresentado ao diretor e obter a aprovação.

TEMPORADA DE CONCERTOS

Na sequência do aparecimento da nova estirpe de Coronavírus (COVID-19), a Direção Geral de Saúde (DGS) alertou para a necessidade de cada instituição pública ou privada formular um Plano de Contingência. Neste sentido, a Câmara Municipal de Tarouca elaborou o referido Plano que contempla as orientações que visem a redução dos riscos para a saúde dos seus colaboradores, bem como a continuidade das atividades essenciais. No seguimento destas normas, as atividades foram suspensas.

Calendário Escolar

Despacho n.º 6020-A/2018
O calendário de atividades educativas e escolares constitui um elemento indispensável à organização e planificação do ano escolar por cada unidade orgânica que integra o sistema educativo, de forma a possibilitar o desenvolvimento dos projetos educativos e a execução dos planos anuais de atividades, conciliando também o desenvolvimento do currículo com o interesse das crianças e dos alunos, bem como com a organização da sua vida familiar.

Critérios de Avaliação
Objetivos Básicos da Avaliação
Respeitando a legislação em vigor (Decreto-Lei n.º 139/2012, de 5 de julho, alterado pelo Decreto-Lei n.º 91/2013, de 10 de julho (1ª alteração), pelo Decreto-Lei n.º 176/2014, de 12 de dezembro (2ª alteração), e pelo Decreto-Lei n.º 17/2016, de 4 de abril (3ª alteração), Despacho Normativo n.º 1-F/2016, de 6 de dezembro e Despacho normativo n.º 14/2011, de 18 de novembro) destacam-se os seguintes objetivos que devem reger a avaliação:
• Consistência entre os processos de avaliação e as aprendizagens e capacidades pretendidas, de acordo com os contextos em que ocorrem;
• Utilização de técnicas e instrumentos de avaliação diversificados;
• Primazia da avaliação formativa com valorização dos processos de autoavaliação regulada e sua articulação com os momentos de avaliação sumativa;
• Valorização da evolução do aluno;
• Transparência e rigor do processo de avaliação, nomeadamente através da clarificação e da explicitação dos critérios adotados;
• Diversificação dos intervenientes no processo de avaliação.

 

CONTACTOS

Auditório Municipal Adácio Pestana
E-mail: academia.musica@cm-tarouca.pt
Telefone:254 677 005