Gabinete de Apoio ao Emigrante (GAE)
Gabinete de Apoio ao Emigrante
O GAE é uma estrutura para apoio ao emigrante que foi criada no dia 13 de Março de 2004 através da celebração de um Acordo de Cooperação entre a Câmara Municipal de Tarouca e a Direcção Geral dos Assuntos Consulares e Comunidades Portuguesas (DGACCP). Este gabinete presta serviço gratuito ao emigrante, residente ou não em Portugal, bem como aos seus familiares.
Objectivos
Apoiar o cidadão emigrante no regresso e reinserção no país, contribuindo para a resolução dos problemas apresentados.
Destinatários
Munícipes que tenham emigrado e estejam em vias de regresso ou ainda residentes no estrangeiro:
- Reformado(a)
- Inválido(a)
- Jovens em situação escolar;
- Viúvo(a) e filhos orfãos;
- Jovens com ambições empresariais;
- Outros.
Competências
Esta estrutura informa sobre assuntos em matéria de:
Segurança Social:
- Acidentes de trabalho e doenças profissionais;
- Pensão de velhice;
- Pensão de viuvez;
- Prestações de doença;
- Prestações familiares;
- Prestações de invalidez;
- Prestações de maternidade;
- Prestações de sobrevivência;
- Subsídio de desemprego;
- Subsídio por morte;
- Outros.
- Vistos de entrada em Portugal;
- Criação de emprego e formação profissional em Portugal;
Declarações para:
- Troca de carta de condução;
- Ingresso no ensino superior;
- Antecipação do exame de condução;
- Efeitos Bancários;
- Actualização da carta de caçador.
- Franquias aduaneiras;
- Habilitações Literárias: Equivalência e/ou Reconhecimento;
- Legalização de Veículos Automóveis e Isenção do Imposto Automóvel;
- Poupança Emigrante;
- Nacionalidade.
Horário de Atendimento
Segunda a sexta das 10h00 às 16h00.