Entrega do Prémio Arquitetura do Douro em S. João de Tarouca

Img 3383 1 980 2500
18 Abr 2017

Na data em que se assinalou o Dia Internacional dos Monumentos e Sítios, 18 de abril, o Centro Interpretativo do Mosteiro de S. João de Tarouca acolheu a cerimónia de entrega do Prémio Arquitetura do Douro, presidida pelo Ministro da Cultura, Luís Filipe Castro Mendes.

Este evento é uma organização da CCDR-N, sendo que o excelente relacionamento que tem vindo a consolidar-se entre o Presidente da CCDR-n, Fernando Freire, e o Presidente da Câmara Municipal de Tarouca, Valdemar Pereira, permitiu criar novamente mais um evento de visibilidade nacional para o nosso território.

O Presidente da Câmara Municipal de Tarouca, Valdemar Pereira, responsável pela intervenção de abertura do evento, e na presença do Ministro da Cultura, transmitiu a necessidade inadiável de intervenções de restauro e reabilitação na Igreja de São Pedro de Tarouca, na Ponte Fortificada de Ucanha e, também, na Igreja do Mosteiro de Santa Maria de Salzedas que precisa de uma intervenção profunda.

O autarca dirigiu ainda uma "palavra de estimulo para todos os Arquitetos que hoje se apresentam a concurso, certo que todos realizaram projetos dignos deste prémio, esperando que continuem empenhados, garantindo assim um território amigo da paisagem e do património".

Na sua intervenção, o Ministro da Cultura afirmou que registou e prestou a melhor atenção às pretensões do Presidente da Câmara Municipal, e que tudo fará para encontrar as melhores soluções para os problemas identificados, atendendo à urgência que tais investimentos merecem.

Na edição que assinala os 10 Anos do Prémio Arquitetura do Douro, foram 20 os projetos a concurso, exemplos paradigmáticos do exercício da arquitetura em obras de construção, conservação e reabilitação de edifícios ou do espaço público, realizadas após a inscrição do Alto Douro Vinhateiro na Lista do Património Mundial da UNESCO (14 de Dezembro de 2001).

Img 3332 1 980 500
Img 3339 1 980 500