Ucanha é candidata às 7 Maravilhas de Portugal

14 Mar 2017

A Câmara Municipal de Tarouca e a União de Freguesias de Gouviães e Ucanha candidataram a aldeia de Ucanha, situada no Concelho de Tarouca, às 7 Maravilhas de Portugal® - Aldeias.

"Acreditamos que este é um projeto inspirador, que tem como grande objetivo a valorização de um Portugal desconhecido, como é exemplo Ucanha, rica na sua história, mas com um grande potencial presente e futuro. Estamos certos de que este concurso dará uma maior visibilidade a Ucanha e, concomitantemente, a todo o Concelho de Tarouca, sendo esta mais uma ação para a valorização do setor do turismo do nosso território", refere a este propósito o vice-presidente da autarquia, José Damião.

Ucanha é uma aldeia pertencente ao concelho de Tarouca e classificada em 2001 como Aldeia Vinhateira do Douro, que tem como principal foco de atração turística a Ponte e Torre Fortificada de Ucanha, única em território português. Com referência documentadas à sua existência já no século XII, a Torre proporcionava a defesa na entrada do então couto monástico de Salzedas, era símbolo de ostentação senhorial, bem patente nos seus vinte metros de altura, e era o local onde se efetuava o controlo e pagamento de portagem para a entrada no domínio monástico. A ponte continua a ser um dos principais pontos de passagem do rio Varosa.

Ucanha foi vila e sede de concelho até 1836, sendo presente ainda o pelourinho, marco dessa época.
Em Ucanha nasceu Leite Vasconcelos, fundador do Museu de Nacional de Arqueologia, a quem doou o seu espólio científico e literário.
Fica localizada numa encosta que desce até ao rio Varosa. O vale limitado pelas colinas da Serra de Santa Helena apresenta um enquadramento paisagístico único.

Em Ucanha produz-se, atrevemo-nos a afirmar, o melhor espumante do país, Murganheira. As suas caves encontram-se esculpidas na rocha, em granito azul, atingindo uma profundidade de 72 metros.

São também cartão de visita, para os turistas, todas as suas ruas e vielas originalmente reabilitadas.

A aldeia vinhateira de Ucanha tem um passado rico com marcas visíveis no presente.

1   eqsfbkg 1 980 500
1   g4de9su 1 980 500