"Gosto da Minha Terra" foi até Meixedo

Gostodaminhaterra gr 1 980 2500
07 Fev 2016

Num fim-de-semana em que por todo o concelho abundaram as folias associadas ao carnaval, em Meixedo, no passado dia 7 de fevereiro, a comunidade juntou-se para um dia particularmente diferente, repleto de atividades que foram um verdadeiro chamariz que atraiu muitas gentes àquela povoação da freguesia de Salzedas.

Logo pela manhã, a capela de Meixedo encheu-se para a celebração da eucaristia dominical preparada a rigor com os cânticos ensaiados pelos jovens.

Seguiu-se o almoço convívio onde não faltaram os tradicionais milhos confecionados pelas gentes da terra, que fizeram as delícias dos presentes.

A tradição saiu à rua com o desfile dos caretos e os seus chocalhos, a que se seguiu uma aula de zumba com os participantes trajados a rigor para a tarde de folia.

A leitura das deixadas marcou o final de um dia repleto de animação e muita farra.
"Gosto da Minha Terra" é uma iniciativa do Município de Tarouca com o apoio da Junta de Freguesia de Salzedas.

"Estimular o sentimento de pertença das nossas populações, incutindo-lhes uma atitude proativa no que concerne ao envolvimento em iniciativas de cariz local e cultural" é o nosso grande objetivo que hoje foi sobejamente alcançado, referiu na ocasião o presidente da Câmara Municipal de Tarouca, Valdemar Pereira", anunciando que é intenção do executivo replicar esta iniciativa por todo o concelho.

Num concelho rico em cultura e tradições, o envolvimento ativo das populações locais em torno de iniciativas e eventos catalisadores que estimulem a divulgação do seus hábitos, usos e costumes, fomentando um convívio fraterno e salutar, constitui uma forma de promover e valorizar o desenvolvimento local.