Passar para o Conteúdo Principal
siga-nos

Tarouca é um dos municípios mais acessível para comprar casa no Distrito de Viseu

Compara j  1 980 2500
12 Nov 2019

Num período em que o mercado do crédito habitação e do setor imobiliário vive um momento de grande dinamismo, o comparador online ComparaJá.pt procurou analisar os custos de adquirir uma casa nos diferentes municípios de Viseu. Tendo em consideração os rendimentos e preço por m2 médios, apurou quanto tempo uma família demoraria a pagar o seu imóvel.

Se quer comprar uma habitação, Tarouca é um dos municípios onde o preço dos imóveis é mais acessível.

Para este estudo, a plataforma que simula sem quaisquer custos crédito habitação avaliou qual o prazo mínimo de um empréstimo para a aquisição de uma casa com 100 m2 em cada localidade. Com efeito, foi considerada uma taxa de esforço mensal de 33%.

Na tabela seguinte estão resumidos os dados recolhidos pelo ComparaJá.pt para o distrito de Viseu. Por apresentar um preço por m2 muito competitivo, Tarouca está no top 5 onde adquirir um imóvel é mais acessível. Em apenas 15 anos é possível concretizar o sonho de ter uma habitação própria.
Nesta análise deve ser dado destaque a dois fatores. Por um lado, a taxa de esforço que corresponde ao rendimento familiar que se destina ao pagamento das prestações dos empréstimos, que é calculada da seguinte forma: (Encargos financeiros mensais/Rendimento) X 100.

Aconselha-se que esta taxa não seja superior a 33%, ou seja, é um terço do rendimento total do agregado familiar. Se a taxa de esforço for elevada significa que grande parte dos rendimentos das famílias é alocada no pagamento das prestações dos créditos.

Por outro lado, deve ser considerado um outro aspeto que por vezes é desvalorizado pelos consumidores no momento de pedir um empréstimo: a poupança prévia necessária para pagar o montante da entrada inicial. Geralmente, este valor equivale a 20% do montante total do imóvel (também intitulado por Loan-to-Value, ou LTV).

Neste contexto, deverá fazer uma análise cuidada da sua capacidade financeira antes de solicitar um empréstimo. Se quer comprar casa no Distrito de Viseu, Tarouca oferece soluções acessíveis.