Vale do Varosa acolhe Ciclo de Fotografia

21 Out 2019

Na Torre de Ucanha e o Mosteiro de Santa Maria de Salzedas foram inauguradas no passado sábado, dia 19 de outubro, duas exposições de fotografia que integram o Ciclo de Fotografia Lamego e Vale do Varosa.

A iniciativa atraiu mais de meia centena de aficionados pela fotografia que viajaram do Porto até ao Concelho de Tarouca para visitar as exposições e, naturalmente, descobrir o território. A este propósito, o Vice-Presidente da Câmara Municipal de Tarouca, José Damião Melo, deu as boas-vindas a todos os visitantes, desafiando-os a conhecer “este que é um território de baixa densidade populacional, mas de enormíssima autenticidade e singularidade”.

A Torre de Ucanha recebeu a exposição “Há Ir e Voltar”, de Lucília Monteiro, e os Claustros do Mosteiro de Santa Maria de Salzedas são palco da exposição de fotografias mobile “A Circum-Navegação na Palma da Mão”.

A inauguração contou com a presença do Diretor Regional da Cultura do Norte, António Ponte, da Diretora do Museu de Lamego, Alexandra Falcão, do Presidente da União de Freguesias de Gouviães e Ucanha, João Félix, do Presidente da Junta de Freguesia de Salzedas, Manuel Laranjo, bem como do Pároco de Salzedas, Pe. Adriano.

A 7.ª edição do Ciclo de Fotografia do Museu de Lamego alarga-se este ano ao Vale do Varosa, com a realização de quatro exposições simultâneas: no Museu de Lamego, no Mosteiro de Santa Maria de Salzedas, na Torre Fortificada de Ucanha e no Convento de Santo António de Ferreirim. Esta edição com curadoria de Manuela Matos Monteiro e João Lafuente é dedicada à viagem convocando os 500 anos da circum-navegação, por Fernão de Magalhães.

A extensão do ciclo de fotografia aos monumentos do Vale do Varosa insere-se nas medidas de publicidade do projeto Vale do Varosa II, co-financiado pelo Norte2020.

As exposições, estarão patentes até ao dia 23 de fevereiro de 2020.