Assembleia Municipal de Tarouca

Foto 1 1 980 2500
25 Jun 2018

A Comissão Permanente da Assembleia Municipal de Tarouca, por forma a tornar mais profícuas as reuniões e poder proporcionar mais informação ao cidadão tarouquense, decidiu passar a apresentar temas informativos de relevância para o concelho, no decurso das futuras Assembleias Municipais. Esta sugestão foi bem acolhida pelo conjunto de deputados.

Assim, na Assembleia de 25 de junho, o 2º Comandante Distrital de Viseu da Proteção Civil, Dr. Humberto Sarmento, filho da nossa terra, a convite do senhor Presidente da Assembleia, Rui Pereira, pôde elucidar os presentes sobre o tema “Proteção Civil: Riscos Presentes – Oportunidades no Futuro”.
A comunicação versou sobre a Organização da Proteção Civil nos seus vários níveis de ação, - Nacional, Distrital e Municipal – respetivas Estruturas de Coordenação Política e Operacional.

Foi feita uma abordagem aos riscos naturais, tecnológicos e mistos com suscetibilidade no Concelho de Tarouca, com destaque para os Incêndios Florestais, bem como sobre as particularidades dos incêndios Florestais na atualidade, nomeadamente a sua capacidade de destruição, intensidade, os danos que causam nas pessoas e seus bens e a complexidade das operações de combate aos mesmo.

Foram apresentadas perspetivas para o futuro no combate aos Incêndios Florestais - tendo sido abordada a necessidade de se utilizarem técnicas diferenciadas no combate, nomeadamente maquinaria pesada e recurso ao uso de fogo, quer no combate, quer na prevenção.

Deu-se ênfase à necessidade de a prevenção ser efetiva, através de limpezas consagradas na legislação em vigor, criando nas populações uma cultura de segurança/procedimentos que lhes permita valer-se a si próprias caso ocorram incêndios de grandes dimensões.

A Assembleia Municipal congratula-se pela qualidade da comunicação do 2º Comandante da Proteção Civil do Distrito de Viseu e reitera o convite à população para participar ativamente nas Assembleias Municipais, contribuindo para a discussão de temas relevantes para a vida da Nossa Terra.
Na próxima reunião, a 24 de setembro, segunda feira, o tema será a “Agricultura e desenvolvimento rural”, uma abordagem sob a responsabilidade do conterrâneo André Gouveia, pelo que o convidamos a estar presente e participar.