Jovens tarouquenses formaram Parlamento

08 Jan 2018

No âmbito do programa do Parlamento dos Jovens, decorreu no dia 9 e janeiro, no Auditório Municipal Adácio Pestana, uma autêntica sessão parlamentar, que este ano incidiu sobre a temática da Igualdade de Género, e onde se promoveu um debate democrático e o respeito pela diversidade de opiniões.
Os jovens do 2º e 3º ciclos do ensino básico e secundário abraçaram entusiasticamente o desafio que lhes foi lançado e candidataram as suas listas, propondo um conjunto de medidas tendo em vista a promoção da igualdade de género, num verdadeiro espírito de cidadania, onde ficou patente o gostos destes jovens pela participação cívica e política.

A sessão contou com a presença do Deputado António Lima Costa, que deu a conhecer aos alunos a Assembleia da República, o significado do mandato e as regras do debate parlamentar, bem como o processo de decisão do Parlamento, enquanto órgão representativo de todos os cidadãos portugueses.
Na sua alocução, o Vice Presidente da Câmara Municipal de Tarouca, José Damião Melo, regozijou-se pelas ideias apresentadas, felicitando os alunos pela sua participação, a quem lançou o desafio para a constituição de um Parlamento Jovem Tarouquense, de onde poderão advir ideias para fomentar o desenvolvimento concelhio. O autarca aproveitou ainda a oportunidade para falar sobre a nobreza da política, enquanto atividade que procura o bem comum.

Das listas agora apresentadas a sufrágio serão eleitos os "deputados" que irão representar a escola a nível distrital e, numa fase posterior, a nível nacional, em sessão a decorrer na Assembleia da República (AR).

O programa Parlamento dos Jovens é organizado pela Assembleia da República, e contou com a colaboração do Agrupamento de Escolas Dr. José Leite Vasconcelos e Município de Tarouca, com o objetivo de promover a educação para a cidadania e o interesse dos jovens pelo debate de temas de atualidade. Culmina com a realização de duas Sessões Nacionais na AR, preparadas ao longo do ano letivo.