Tarouca comemora Convenção sobre os Direitos da Criança

20 Nov 2017

A CPCJ de Tarouca tem guiado a sua ação pela permanente luta e amplificação da promoção e defesa dos direitos em matéria de infância e, nesta demanda, não poderia deixar de se associar à comemoração dos 28 anos da Convenção sobre os Direitos da Criança, que se assinalou no passado dia 20 de novembro sob o lema "Estendal dos Direitos".

A iniciativa, que contou com o apoio da Câmara Municipal de Tarouca, do Agrupamento de Escolas Dr. José Leite Vasconcelos e da Santa Casa da Misericórdia de Tarouca, procurou envolver e sensibilizar a comunidade escolar e cidadãos através da exposição de mensagens sobre os Direitos da Crianças nos espaços públicos.

Procurando aumentar a consciência pública sobre a Convenção e os direitos nela preconizados, as atividades de comemoração do 28º aniversário da Convenção dos Direitos da Criança englobaram ainda a realização de uma exposição no Auditório Municipal Adácio Pestana, com trabalhos realizados pelos alunos do concelho, flashmobs, e ainda o concerto "Direito(s) a Cantar", que emocionou todos os presentes.

A Convenção sobre os Direitos da Criança, que enuncia um amplo conjunto de direitos fundamentais de todas as crianças, representando um vínculo jurídico para a promoção e proteção eficaz dos direitos e liberdades nela consagrados, assenta em quatro pilares fundamentais: não discriminação, interesse superior, participação, sobrevivência e desenvolvimento. O documento foi adotado por unanimidade pelas Nações Unidas a 20 de novembro de 1989.