Candidatura aprovada para reabilitação do Mosteiro de Salzedas

Dscn5660   c pia 1 980 2500
11 Jul 2017

Com a aprovação da candidatura a fundos comunitários de cerca de um milhão de euros, destinados a intervenções de requalificação da Igreja do Mosteiro de Santa Maria de Salzedas, o Diretor Regional da Cultura, António Ponte, acompanhado pelo Vice-Presidente da Câmara Municipal de Tarouca, José Damião Melo, pelo Diretor do Museu de Lamego, Luís Sebastian, pelo Pároco de Salzedas, Pe. Adriano, e por uma equipa técnica da Direção Regional da Cultura Norte, visitaram ontem o Mosteiro de Santa Maria de Salzedas.

Procurando que o património histórico edificado seja uma parte integrante do contexto físico e cultural, a visita teve como propósito a observação in loco das áreas a intervencionar que, numa primeira fase, passará pela realização de trabalhos na cobertura, janelas da Igreja e rede de drenagem, o que permitirá minimizar substancialmente as humidades existentes. O projeto prevê igualmente a requalificação da rede elétrica do Mosteiro, para que seja alcançada uma gestão mais eficiente da eletricidade, bem como proporcionar a valorização do espaço sem nunca o descaracterizar. Os trabalhos a realizar terão o devido acompanhamento técnico da Direção Regional da Cultura do Norte, em concertação com o Município de Tarouca, projeto Vale Varosa e Paróquia.

Recorde-se que o Mosteiro de Santa Maria de Salzedas, pela sua carga histórica e pelo seu papel na fundação da nacionalidade enquanto mosteiro cisterciense, integra o projeto da rede de monumentos do Vale Varosa, desenvolvido no âmbito da Direção Regional de Cultura do Norte, que pretende transformar o território, geográfica e historicamente ligado ao Douro, num destino turístico de eleição.